Domínio de Stewart permanece. Pourcel vence a segunda na Lites Leste
Texto: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação
 Pódio Supercross |
 James Stewart |
O domínio que o piloto da Yamaha James Stewart exerce desde a segunda etapa permaneceu no último sábado quando o AMA Supercross voltou à região Leste no tradicional estádio Georgia Dome em Atlanta.
As largadas têm sido cruciais para Chad Reed que ainda não fez um "holeshot" nesta temporada. Por outro lado James Stewart se encontrou na Yamaha e tem realizado provas perfeitas que culminaram em sete vitórias consecutivas.
O que o público viu foi mais uma noite de domínio absoluto de Stewart. Ele largou na frente e em poucas voltas abriu vantagem suficiente para istrar até a bandeirada.
Chad Reed terminou a primeira curva na oitava posição e finalizou a volta em quarto. Mas demorou para superar Broc Hepler e Ryan Villopoto. Só alcançou a segunda posição na metade da bateria. Depois ainda se atrapalhou com um retardatário em bandeira amarela e permitiu que Villopoto retomasse o segundo posto.
O australiano só assumiu definitivamente seu lugar habitual uma volta mais tarde aproveitando-se de um erro de Villopoto nas costelas.
 Broc Hepler, Ryan Villopoto e Chad Reed |
 Christophe Pourcel |
A prova foi cheia de brigas interessantes nas posições intermediárias com Josh Grant, Ivan Tedesco e David Millsaps. Grant veio lá de trás e chegou a ocupar o quinto posto até que abortou um pequeno salto no trecho de areia e foi atingido por Tedesco. Ambos cairam, mas Tedesco retornou mais rápido e finalizou em sétimo enquanto Grant completou a prova apenas em 13º.
Broc Hepler fez uma ótima prova recebendo a bandeirada em quinto depois de ficar de fora das primeiras etapas de 2009. Andrew Short finalizou em quarto e manteve a terceira posição na pontuação geral.
Na briga do título Stewart abriu três pontos sobre Reed.
 Nico Izzi |
Lites LesteFoi a segunda vitória em duas provas de Christophe Pourcel, mas até a metade da bateria a corrida era toda de seu companheiro Austin Stroupe. O jovem piloto da Kawasaki disparou na frente e imprimiu um ritmo alucinante ganhando vantagem a cada volta.
Até que deixou a moto apagar na curva da largada e pedalou até a exaustão para dar vida novamente ao motor. Pourcel agradeceu e não deixou escapar a oportunidade de manter 100% de aproveitamento na temporada.
A segunda posição ficou com Nico Izzi, da Suzuki, numa prova consistente e solitária. Já a briga pelo terceiro degrau no pódio foi feroz com Blake Wharton ultraando Martin Davalos na penúltima volta. O equatoriano conseguiu dar o troco a poucas curvas do final.
O campeonato segue agora para Indianapolis e depois a famosa prova de Daytona.
Resultados
Classificação Geral