Equipe contará com seis pilotos oficiais e apoiará mais seis times satélites Redação MotoX.com.br - Fotos: Renato Fernandes
 Honda apresentou seus pilotos oficiais e suas equipes satélites para a temporada 2010 Foto: Luiz Pires / Vipcomm |
A Honda apresentou no dia 25 de março, os 26 pilotos que compõem a equipe oficial e as equipes satélites patrocinadas pela montadora. O evento foi realizado no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba, interior paulista, onde a marca anunciou o time e as mudanças em relação a 2009.
Segundo a empresa, visando a busca de resultados mais efetivos, a equipe oficial que contava com 18 pilotos em 2009, foi diminuída para apenas seis nesta temporada, sendo um no enduro de regularidade e cinco no motocross, divididos entre as classes MX1 e MX2.
Veja mais fotos na galeria ao ladoNa categoria MX1, a equipe está representada pelo atual campeão brasileiro de Motocross MX1 e MX2, o goiano Wellington Garcia, além do paranaense Leandro Silva e do catarinense João Paulino "Marronzinho", nova contratação do Team Honda.
 Wellington Garcia |
 Swian Zanoni |
Pela MX2 estão o paranaense Jean Ramos e o mineiro Swian Zanoni. Quem completa o grupo é o também mineiro Dário Júlio, piloto de enduro de regularidade, detentor do título 2009 da modalidade.
Além da equipe oficial, a Honda inicia um trabalho inédito com seis equipes satélites, que inclui a participação de mais 20 pilotos nas categorias MX1, MX2 e MXJr no motocross e na categoria máster do enduro de regularidade.
"As equipes satélites vão complementar o trabalho realizado pela Honda. A expectativa para a temporada é grande. Além do Arena Cross, um novo campeonato, a Superliga Brasil de Motocross, promete ser bastante disputado. Acredito que 2010 será um ano importante para o crescimento do motocross entre os esportes off road no Brasil", afirma Wilson Yasuda, gerente de competições Honda.
Outro importante anúncio feito na ocasião foi que Yasuda deixaria o comando do CETH para dedicar-se somente às competições. A direção do complexo em Indaiatuba a às mãos de José Luiz Terwak, um dos responsáveis pelo lançamento da Honda CRF230 no mercado brasileiro.
Confira as expectativas dos pilotos da equipe oficial para a temporada 2010:
 Marronzinho é uma das novidades do Team Honda para este ano |
#21 - Wellington Garcia (MX1): "A expectativa é ótima para mais uma temporada. Consegui me recuperar da cirurgia no pé que fiz há quatro meses e venho treinando bastante para o início das provas".
#14 - Leandro Silva (MX1): "Minha meta é ser campeão. Ano ado comecei as competições muito bem, porém tive uma lesão que me afastou dos campeonatos. O objetivo para este ano é fazer uma temporada consistente".
#11 - João Paulino "Marronzinho" (MX1): "Este é meu primeiro ano na Honda, um sonho realizado. A temporada promete ser acirrada. Pretendo conquistar muitos títulos para a equipe e quem sabe participar de provas internacionais".
#18 - Jean Ramos (MX2): "Faz dois anos que estou batendo na trave na MX2. Por isso, este ano espero conquistar o tão desejado título brasileiro na categoria".
#7 - Swian Zanoni (MX2): "Quero fazer uma boa temporada e tentar novamente uma vaga para representar o Brasil no Motocross das Nações".
#1 - Dário Júlio (Enduro de Regularidade): "Meus planos para 2010 é conseguir novamente o título do campeonato mineiro, brasileiro e do Enduro da Independência, além de participar de outras competições como ralis e provas de velocidade".
 Equipe W3 Racing |
Mas nem tudo são flores...
Ao final da apresentação na pista e do almoço a diretoria de competição teve uma reunião a portas fechadas com pilotos e equipes. Ao que tudo indica a já esperada proibição dos pilotos oficiais de participar do Campeonato Brasileiro de Motocross se estendeu também aos pilotos de equipes satélites, que recebem apenas motos e peças de reposição da fábrica.
Embora se saiba que existam diferenças com a atual istração da CBM, a sumária proibição, até mesmo das equipes satélites, coloca o lado esportivo em segundo plano e os pilotos da marca ficarão sem a oportunidade de defender os títulos conquistados na competição nacional do ano ado.
Resta lamentar a ausência e torcer para que o esporte encontre o caminho para um crescimento consistente e competitivo, de preferência com a reunião de todos os principais atletas do país, na mesma pista.
As equipes satélites serão as seguintes: W3 Racing
MX 1 - Rafael Zenni
MX 2 - Marcos Moraes
MX 3 - Cristiano Lopes
MX Jr. - Stefany Serrão
MX Jr. - Thiago Formehl
Circuit Racing
MX 1 - Gustavo Takahashi
MX 2 - Rodrigo Rodrigues
MX Jr. - Kaio Miranda
FOX / Itamaracá Racing MX 1 - Roosevelt Assunção
MX 2 - Hector Assunção
MXJr. - Gustavo Pessoa
JX Racing MX 1 - Roberto Castro
MX 2 - Humberto Martin
Dunas Racing MX 1 - Lucas de Moraes
MX Jr. - Endrews Armstrong
MX Parts / LS Racing MX 1 - Kurt Airton
MX 2 - Rafael Farias
MX Jr. - Leonardo Lizott
Independentes MX 2 - Everaldo Filho
Enduro de Regularidade - Sandro Hoffmann